Capes – Metadados do Sistema Nacional de Pós2
Processo: SNPG – Sistema Nacional de Pós-graduação
Avaliação dos cursos de Pós-Graduação.
Sigla: -
Instituição Responsável: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
(Ministério da Educação)
Tema: -
Tipo do Processo: Cadastro, Censo e Classificação
Situação do Processo: Ativo
Periodicidade: Este processo é dividido em três partes com as seguintes periodicidades:
- Avaliação de propostas de cursos novos de mestrado e doutorado: fluxo contínuo.
- Acompanhamento do desempenho dos cursos e programas de mestrado e doutorado: anual;
- Avaliação dos cursos e programas de mestrado e doutorado: trienal;
Início:1976.
Ocorrência(s): -
Unidade(s) de Investigação: Cursos de mestrado e de doutorado.
Unidade(s) de Análise: -
Técnica de Investigação: Censitária.
Histórico:
O processo de avaliação dos cursos de pós-graduação foi iniciado em 1976 a partir da necessidade de identificar as instituições que estariam aptas a receber apoio financeiro (fomento e bolsas de estudos), com vistas a estimular a oferta de cursos de mestrado e doutorado nas instituições de ensino superior face à crescente demanda de profissionais altamente capacitados para o desenvolvimento socioeconômico do país.
Ao longo do tempo, o processo de avaliação passou a ter uma sistemática de coleta de dados e de análise das informações de forma estruturada, contando não só com cronogramas pré-determinados para recebimento das informações em sistemas informatizados especificamente desenvolvidos para esse fim e análise final dos dados coletados por pares de cada uma das 47 áreas do conhecimento, no modelo “peer review”.
Atualmente, o sistema de classificação dos cursos de mestrado e doutorado proveniente desse processo de avaliação serve como base referencial para as ações de fomento, indução e acompanhamento da qualidade da educação pós-graduada e das atividades de pesquisa que se faz no Brasil. A partir do ‘retrato’ obtido dos cursos em funcionamento, a CAPES define sua política de distribuição de cotas de bolsas de estudo, planeja e incentiva o desenvolvimento de áreas do conhecimento consideradas estratégicas para o país e promove a integração entre as ações acadêmicas, científica, tecnológicas e de inovação. Os resultados da avaliação da CAPES, que classifica os cursos em graus de 1 a 7 (sendo 7 o mais elevado, e os níveis 1 e 2 eliminatórios), são utilizados por todas as agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação do Brasil
Objetivo:
- Oferecer subsídios para a definição da política de desenvolvimento da pós-graduação, bem como para a alocação de recursos financeiros nas instituições de ensino superior voltadas para pesquisa e o ensino pós-graduado.
- Estabelecer o padrão de qualidade exigido dos cursos de mestrado e de doutorado e identificar os cursos que atendem, ou não, a tal padrão;
- Fundamentar, nos termos da legislação em vigor, os pareceres do Conselho Nacional de Educação sobre autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de mestrado e doutorado brasileiros – exigência legal para que estes possam expedir diplomas com validade nacional reconhecida pelo Ministério da Educação, MEC;
- Impulsionar a evolução de todo o Sistema Nacional de Pós-graduação, SNPG, e de cada programa em particular, antepondo-lhes metas e desafios que expressam os avanços da ciência e tecnologia na atualidade e o aumento da competência nacional nesse campo;
- Contribuir para o aprimoramento de cada programa de pós-graduação, assegurando-lhe o parecer criterioso de uma comissão de consultores sobre os pontos fracos e fortes de seu projeto e de seu desempenho e uma referência sobre o estágio de desenvolvimento em que se encontra;
- Contribuir para o aumento da eficiência dos programas no atendimento das necessidades nacionais e regionais de formação de recursos humanos de alto nível;
- Dotar o país de um eficiente banco de dados sobre a situação e evolução da pós-graduação;
População Alvo:
-
Abrangência Geográfica:
Todo o território nacional.
Metodologia:
Coleta e análise de dados quali-quantitativos por meio de aplicativos desenvolvidos para esse fim, conforme relacionado abaixo:
- Aplicativo APCN – Apresentação de Proposta de Cursos Novos;
- Aplicativo COLETA;
- Aplicativo QUALIS – Classificação das revistas científicas brasileiras nacionais e internacionais;
- Aplicativo SIR – Sistema de Indicadores de Resultados;
- Listagem de outros indicadores de desempenho: patentes, livros, capítulos de livros, protótipos, “softwares”;
- Divulgação pública dos resultados.
Principais Variáveis:
- Cursos de mestrado e de doutorado
- Áreas do conhecimento e linhas de pesquisa
- Qualificação dos Recursos Humanos
- Titulação de mestres e doutores
- Proposta do Programa
- Integração com Cursos de Graduação
- Infra-estrutura de Bibliotecas
- Infra-estrutura de Laboratórios
- Infra-estrutura de Tecnologia da Informação
- Intercâmbios e parcerias institucionais
- Corpo docente
- Corpo discente
- Teses e dissertações
- Produção intelectual
- Inserção Social
- Internacionalização
- Capacidade nucleadora
Documentação Operacional:
-
Época da Coleta:
De acordo com calendário pré-estabelecido conforme o tipo de informação a ser coletada:
- O recebimento de proposta de cursos novos acontece, normalmente, de Novembro a Março.
- A coleta dos dados dos cursos recomendados e reconhecidos que estejam em funcionamento ocorre, via de regra, em Março, cobrindo os dados de todo o ano anterior.
Tempo Previsto entre o Início da Coleta e a Liberação dos Dados:
A coleta é contínua e o tempo previsto entre o início e a liberação final dos dados coletados no âmbito do processo de Avaliação da Pós-graduação tem como finalização a avaliação conclusiva a cada três anos.
Nível de Divulgação:
A divulgação dos resultados da avaliação da pós-graduação é feita através da página da CAPES e pelos meios de comunicação, em âmbito nacional.
Formas de Disseminação:
-