Ação em parceria dos órgãos de alcance nacional produtores de registros administrativos, pesquisas sociais e censos. Tem por objetivo o fortalecimento e aprimoramento das informações estatísticas oficiais.


Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS

Cadastro Único dos Programas Sociais – CadÚnico

Lacunas temáticas: O atual instrumento de coleta apresenta alguns problemas e a ausência na apuração de algumas variáveis. No primeiro grupo de lacunas se encontram as variáveis relativas a frequência escolar e nível de instrução e de inserção no mercado de trabalho, cujas perguntas incorrem em dubiedades e sobreposições. Quanto àquelas variáveis que faltam, vale destacar as seguintes: código da unidade territorial local; número de cômodos usados como dormitório; discriminação entre material do piso e das paredes externas do domicílio; existência de banheiro ou sanitário; existência de calçamento/pavimentação no trecho do logradouro em frente ao domicílio; identificação de famílias indígenas ou quilombolas; identificação de famílias que contam com pessoas internadas ou abrigadas em hospital casa de saúde, asilo, orfanato; unidades de saúde e de assistência social utilizadas pelas pessoas.

Lacunas temporais: O banco de dados do Cadastro Único é atualizado diariamente por meio de novas inclusões, atualizações e exclusão de registros. A cada dois anos as famílias incluídas no CadÚnico devem atualizar seus dados. As famílias pertencentes ao Programa Família são comunicadas por extrato bancário da necessidade de atualização do cadastro e as demais devem comparecer espontaneamente.


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística