Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Processo: Exame Nacional do Ensino Médio
Sigla: ENEM
Instituição Responsável: MEC/INEP/ Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB)
Tema: Educação/ Educação Básica
Tipo de Processo: Exame
Situação do Processo: Ativo
Periodicidade: Anual
Início: 1998
Ocorrência(s):1998 a 2011
Unidade(s) de Investigação: Estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e a partir de 2010 poderá ser feito por pessoas que estejam pleiteando certificação nesta etapa de ensino.
Unidade de Análise: Aluno e Escola
Técnica de Investigação: Exame de adesão voluntária
Histórico:
A 1ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ocorreu em 1998 e o contou com um número modesto de 157,2 mil inscritos e de 115,6 mil participantes. Já na 4ª edição, em 2001, o número de inscritos alcançou a marca expressiva de 1,6 milhão e 1,2 milhão de participantes.
A popularização definitiva do Enem ocorreu em 2004, quando o Ministério da Educação instituiu o Programa Universidade para Todos (ProUni) e vinculou a concessão de bolsas em instituições de ensino superior (IES) privadas à nota obtida no Exame. No ano seguinte, o Enem alcançou a marca histórica de 3 milhões de inscritos e 2,2 milhões de participantes. Em 2006, o Enem estabeleceu novo recorde, com 3,7 milhões de inscritos e 2,8 milhões de participantes. A partir de então, cerca de 500 universidades passaram a usar o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.
Ao completar dez anos, o Enem ocupa um lugar de destaque na agenda educacional brasileira pela sua contribuição para a reorganização e reforma do currículo do ensino médio, democratização do acesso ao ensino superior e, em última instância, melhoria da qualidade da educação básica.
Em 2009, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais.
Objetivo:
O principal objetivo do Enem é avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania. O Exame foi criado com a finalidade de uma modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médio e ao ensino superior.
Além disso, o Enem tem como meta possibilitar a participação em programas governamentais de acesso ao ensino superior, como o ProUni, por exemplo, que utiliza os resultados do Exame como pré-requisito para a distribuição de bolsas de ensino em instituições privadas de ensino superior.
O Enem busca, ainda, oferecer uma referência para auto-avaliação com vistas a auxiliar nas escolhas futuras dos cidadãos, tanto com relação à continuidade dos estudos quanto à sua inclusão no mundo do trabalho. A avaliação pode servir como complemento do currículo para a seleção de emprego.
Com a reformulação do Enem em 2009, o Ministério da Educação pretende unificar a seleção nos processos seletivos das universidades públicas federais. A proposta tem como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.
População Alvo:
Estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores e a partir de 2010 pessoas que estejam pleiteando certificação nesta etapa de ensino.
Abrangência Geográfica:
Brasil, Grandes Regiões, Unidade da Federação, Município.
Metodologia:
Até 2008, o Enem era uma prova clássica com 63 questões interdisciplinares e uma redação sem a possibilidade de comparação das notas de um ano para outro. A proposta para 2009 é reformular o Enem para que o exame possa ser comparável no tempo e aborde diretamente o currículo do ensino médio.
Em 2009, haverá quatro grupos de provas diferentes em cada processo seletivo, além de redação. O novo exame será composto por perguntas objetivas em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias.
O modelo de avaliação adotado pelo Enem foi desenvolvido com ênfase na aferição das estruturas mentais com as quais construímos continuamente o conhecimento e não apenas na memória, que, mesmo tendo importância fundamental, não pode ser o único elemento de compreensão do mundo.
Diferentemente dos modelos e processos avaliativos tradicionais, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada. Enquanto os vestibulares promovem uma excessiva valorização da memória e dos conteúdos em si, o Enem coloca o estudante diante de situações-problemas e pede que mais do que saber conceitos, ele saiba aplicá-los.
O Enem não mede a capacidade do estudante de assimilar e acumular informações, e sim o incentiva a aprender a pensar, a refletir e a “saber como fazer”. Valoriza, portanto, a autonomia do jovem na hora de fazer escolhas e tomar decisões.
Principais Variáveis:
- A) Variáveis de controle do inscrito:
- data de nascimento;
- sexo;
- código do município em que mora;
- sigla da Unidade da Federação em que mora;
- situação em relação ao ensino médio (já concluiu, concluirá no ano de realização do Enem ou concluirá após o ano de realização do Enem);
- modalidade de ensino (ensino médio regular ou educação de jovens e adultos);
- B) Variáveis de controle da escola:
- código da escola;
- nome do município da escola em que estudou;
- sigla da Unidade da Federação da escola em que estudou;
- dependência administrativa;
- localização;
- situação de funcionamento (em atividade, paralisada ou extinta);
- C) Variáveis da prova objetiva:
- presença na prova objetiva;
- nota das competências de 1 a 5;
- nota da prova objetiva;
- D) Variáveis da prova de redação:
- presença à redação;
- nota das competências de 1 a 5;
- nota da prova de redação;
- E) Questionário socioeconômico:
i) Características da família e do estudante:- ano em que o estudante nasceu;
- cor/raça declarada;
- estado civil;
- número de pessoas que moram na casa;
- quantos filhos tem;
- escolaridade do pai;
- escolaridade da mãe;
- renda familiar;
- motivo para fazer o Enem
ii) Características do trabalho do estudante:
- trabalha ou já trabalhou ganhando algum salário ou rendimento durante o Ensino Médio;
- quantas horas trabalhava durante o Ensino Médio;
- com que finalidade que trabalhava enquanto estudava o Ensino Médio;
- em que trabalha atualmente;
- quanto tempo está trabalhando na atividade;
iii) Características do estudo:
- anos que levou para concluir o Ensino Fundamental;
- tipo de escola que cursou o Ensino Fundamental;
- ano que concluiu ou concluirá o Ensino Médio;
- tipo de escola que cursou ou está cursando o Ensino Médio;
- fez curso de língua estrangeira, informática, curso preparatório para o vestibular, esporte ou outro tipo de curso fora da escola durante o Ensino Médio;
- freqüência que lê jornais e revistas;
- avaliação sobre a escola quanto o respeito aos alunos, a liberdade de expressão, a convivência entre alunos, etc.
- sofreu discriminação por motivo do local de origem, motivo religioso, por causa da idade, de gênero, entre outros;
- participa de Grêmio Estudantil, de Sindicato, de Igreja ou Movimento Religioso, de Partido Político, de Ong ou movimento social;
- o quanto se interessa pela economia local, pelas questões sobre arte, cinema, teatro, pela questão das drogas e suas conseqüências, sobre questões sociais como acesso aos servidores públicos de saúde e educação e sobre sexualidade.
iv) Características do estudante e seus valores:
- a principal decisão que vai tomar quando concluir o ensino médio;
- que profissão escolheu seguir
- fatores que ajudaram a tomar a decisão sobre a profissão do estudante: pais, amigos, escola, informações gerais (revistas, jornais, tv), trabalho, estimulo financeiro, facilidade de obter um emprego, entre outros;
v) Características dos egressos:
- continuou os estudos depois de ter concluído o ensino médio;
- freqüenta um curso profissionalizante, um curso preparatório para o vestibular, um curso superior, um curso de língua estrangeira, um curso de informática ou outros cursos;
- concluiu curso profissionalizante, curso preparatório para o vestibular, curso superior, curso de língua estrangeira, curso de informática ou outro curso;
- vetor com as respostas da parte objetiva da prova;
- Tipo de prova (amarela, azul, branca ou rosa);
Documentação Operacional:
Questionário socioeconômico – ENEM 2010; Questionário socioeconômico – CERTIFICANDOS;
Época da Coleta:
Até 2008, as inscrições eram realizadas em março, as provas em agosto e os resultados eram divulgados em novembro.
Em 2009, o Enem passou a ser utilizado como vestibular unificado, e, a programação inicial foi de: inscrições em julho, realização das provas em outubro e divulgação dos resultados em dezembro.
Tempo Previsto entre o Início da Coleta e a Liberação dos Dados:
Até 2008, a divulgação dos resultados ocorria em aproximadamente 6 meses após a aplicação do Exame.
Com a utilização do Exame como vestibular unificado a previsão de divulgação dos resultados passou para aproximadamente 2 meses.
Nível de Divulgação:
Os resultados do ENEM são divulgados para o Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Município.
É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado.
Formas de Disseminação:
Internet – http://www.enem.inep.gov.br/
Microdados (1998 a 2008) – http://www.inep.gov.br/basica/levantamentos/microdados.asp