Ação em parceria dos órgãos de alcance nacional produtores de registros administrativos, pesquisas sociais e censos. Tem por objetivo o fortalecimento e aprimoramento das informações estatísticas oficiais.

IBGE – Orçamento Familiar: Pesquisa de Orçamentos Familiares

Processo: Pesquisa de Orçamentos Familiares
Sigla: POF
Instituição Responsável: IBGE/DPE/COREN - Coordenação de Trabalho e Rendimento
Tema: Orçamento Familiar
Tipo do Processo: Pesquisa
Situação do Processo: Ativo
Periodicidade: Eventual
Início: 1987
Ocorrência(s): 1987-1988, 1995-1996, 2002-2003, 2008-2009
Unidade(s) de Investigação: Domicílio; Família; Pessoa; Produto; Unidade de Consumo.
Técnica de Investigação: Amostragem Probabilística

Histórico:

O Estudo Nacional de Despesa Familiar - ENDEF realizado no período de 1974-1975 serviu de base para a realização da primeira Pesquisa de Orçamentos Familiares que ocorreu no período de 1987-1988, tendo como abrangência geográfica as áreas metropolitanas de Belém. Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, além do Distrito Federal e do Município de Goiânia.

A segunda pesquisa realizada no período de 1995-1996, teve a mesma abrangência da anterior e visou a atender aos mesmos objetivos.

A terceira Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 deu igual prioridade às utilizações descritas anteriormente, além de atender a novas demandas, principalmente aquelas relacionadas a aspectos de nutrição e condições de vida. A partir desta edição a abrangência geográfica foi ampliada para todo território Nacional, cobrindo todas as áreas urbana e rural do país.

Em 2008-2009 o IBGE realizou a quarta pesquisa, que além de manter o objetivo principal - Orçamentos Familiares -, que permite obter as estruturas de consumo das famílias e também o valor total da conta família, também incluiu os temas nutrição e condições de vida, tendo um maior aprofundamento no tema nutrição. O modelo metodológico da pesquisa também atendeu diversas novas demandas, sendo incluídas diversas variáveis relacionadas a Meio Ambiente, Turismo, Assistência à Saúde e Fecundidade.

Nesta pesquisa, também foi incluída uma primeira experiência metodológica de investigação do consumo efetivo pessoal. Através de um novo questionário - Bloco de consumo pessoal individual (POF7), o consumo efetivo de alimentos e bebidas no domicílio e fora do domicílio foi investigado para uma subamostra de domicílios.

Objetivo:

As informações da pesquisa são utilizadas para atualizar as estruturas de ponderações, necessárias para a produção dos Índices de Preços ao Consumidor (Índices, calculados e publicados mensalmente pelo IBGE, que indicam a variação média ocorrida nos preços do conjunto de bens consumidos e de serviços utilizados pela população) e também na atualização da participação das despesas das famílias no cálculo das Contas Nacionais. Além disso, permitem estudar a evolução dos hábitos de consumo das famílias e possibilitam os mais variados estudos e planejamentos sobre: distribuição, concentração e desigualdade de renda, aspectos demográficos e socioeconômicos, quantidade adquirida "per capita".

A partir da POF 2002-2003, além de cobrir todo o País (áreas urbana e rural), foram incluídas as aquisições de produtos realizadas pelas famílias através de aquisições não monetárias (doações, trocas, retiradas do negócio, produção própria). Também foram incluídos novos temas relacionados à nutrição, investigando as medidas antropométricas - peso e altura -, a quantidade de alimentos adquiridos no domicílio e pesquisando também aspectos sobre as condições de vida das famílias - Questionário de avaliação subjetiva das condições de vida.  

Na POF 2008-2009, todos os objetivos e temas descritos anteriormente foram mantidos como também a abrangência geográfica. Também, nesta pesquisa atendendo novas demandas, foram incluídas variáveis relacionadas aos temas Meio Ambiente, Turismo, Assistência à Saúde, Fecundidade e também maiores detalhamentos em relação a antropometria. Nesta versão da pesquisa, foi incluída uma primeira experiência na utilização de um modelo metodológico para investigação do consumo efetivo pessoal, definido e trabalhado em parceria com o Ministério da Saúde. Este modulo foi pesquisado através do Bloco de consumo alimentar pessoal - POF7.

População Alvo:

Domicílios particulares permanentes ocupados e seus moradores, na área de abrangência da pesquisa nas situações urbana e rural.

Foram excluídas as áreas definidas pelo IBGE como sendo quartéis, bases militares, alojamentos, acampamentos, embarcações, penitenciárias, colônias penais, presídios, cadeias, asilos, orfanatos, conventos e hospitais.

Abrangência Geográfica:

A pesquisa foi realizada em todo território nacional nas áreas urbanas e rurais do país.

Metodologia:

A POF visa principalmente mensurar as estruturas de consumo das famílias e possibilita traçar um perfil das condições de vida da população a partir da análise de seus orçamentos domésticos.    

A seleção da amostra adotada nas pesquisas utilizou um plano amostral conglomerado em dois estágios de seleção, com estratificação geográfica e estatística das unidades de primeiro estágio. Os setores correspondem às unidades do primeiro estágio de seleção e os domicílios particulares permanentes, às unidades do segundo estágio.

Para garantir a distribuição de todos os estratos geográficos e socioeconômicos durante os doze meses, a POF foi dividida em 52 períodos de sete dias. Para cada domicílio selecionado, foram indicados aleatoriamente, dentre esses períodos, dois consecutivos em que obrigatoriamente foi iniciada a coleta.

As informações da POF foram obtidas diretamente nos domicílios particulares permanentes selecionados, por meio de entrevistas realizadas pelas Equipes Regionais do IBGE, junto aos seus moradores, durante um período de nove dias consecutivos, através da aplicação de equipamentos eletrônicos sob a forma de entrevistas e de registros diários pelo informante.

Os procedimentos metodológicos adotados para o tratamento das informações coletadas na POF são: validação na entrada de dados, tratamento do efeito inflacionário sobre as informações de valores (deflacionamento ou inflacionamento), análise do valor das despesas e rendimentos, alocação das despesas informadas na forma agregada, tratamento da não resposta de valores de despesas e rendimentos, anualização dos valores de despesas e rendimentos e o tratamento das informações de quantidades adquiridas de alimentos.

O Bloco de consumo alimentar pessoal (POF7) foi investigado em uma subamostra de domicílios selecionados, durante dois dias não consecutivos, para os moradores com 10 anos ou mais de idade, para o registro de todos os alimentos e bebidas consumidos dentro e fora do domicílio.

Principais Variáveis:

Domicilio: tipo do domicílio; cômodos - total, servindo de dormitórios e total de banheiros; condição de ocupação; abastecimento de água; esgotamento sanitário; origem da energia elétrica; material que predomina no piso; pavimentação na rua do domicílio; tempo de moradia; e características do aluguel.

Famílias: tamanho da família; e bens duráveis (inventário), condições de vida.

Pessoas: relação com a pessoa de referência da família; condição de presença; idade; sexo; nível de escolaridade; cor ou raça; religião; peso e altura; atividade/ocupação.

Orçamentos: despesa global; despesa corrente; despesa de consumo; aumento do ativo; diminuição do passivo; local de compra; despesa mensal familiar; rendimento total; rendimento do trabalho; transferências; rendimento de aluguel; outros recebimentos; rendimento mensal domiciliar; rendimento mensal familiar; rendimento mensal pessoal e movimentação financeira.

Na POF 2008-2009, foram incluídas as seguintes variáveis relacionadas ao tema meio ambiente: localização do domicílio, separação do lixo, coleta seletiva do lixo, destino do lixo, origem da energia elétrica, fonte própria de energia elétrica, aquecimento de água, combustível utilizado no fogão.

Também foram incluídas variáveis relacionadas ao tema nutrição como: amamentação materna, alimentação escolar. E ainda foram incluídas variáveis do tema fecundidade.

Documentação Operacional:

Instrumentos de Coleta

A captação das informações para a pesquisa, a partir da POF 2002-2003, foram realizadas eletronicamente através de computador portátil ( Notebook ) com os seguintes documentos de coleta:

POF 1 - Questionário do Domicílio - foi o primeiro questionário preenchido no domicílio selecionado, dando início a coleta de dados para a POF. Ele foi utilizado para: identificar o domicílio; identificar se o domicílio atende aos objetivos da pesquisa em função do tipo de ocupação existente; levantar as suas características e composição; e investigar as características dos moradores.

Na POF 2008-2009, este questionário passou a ser chamado de Questionário de Características do Domicílio e dos Moradores, e, pesquisou, além das informações acima mencionadas, variáveis relacionadas aos temas meio ambiente, utilização de energia alternativa, amamentação infantil, alimentação escolar e fecundidade.

POF 2 - Questionário de Despesa Coletiva - neste questionário foram registradas as despesas com bens e serviços que, em geral, servem ao domicílio e a todos os moradores. As despesas com serviços ao domicílio (energia elétrica, gás, telefone, etc.); despesas com aluguel, condomínio; aquisições de produtos eletrodomésticos; despesas com artigos de limpeza e despesas com pequenos reparos ou manutenção do domicílio; despesas com empregados domésticos e informações das características do inventário dos bens duráveis.

Na POF 2008-2009, este instrumento de coleta passou a ser chamado de Questionário de Aquisição Coletiva.

POF 3 - Caderneta de Despesa Coletiva - esta caderneta foi utilizada pelo informante para registrar, durante sete dias consecutivos: todas as despesas realizadas com alimentos, bebidas, artigos de higiene pessoal e de limpeza, combustíveis de uso doméstico (exceto gás e lenha) e outras pequenas compras de rotina.

Na POF 2008-2009, este instrumento de coleta passou a ser chamado de Caderneta de Aquisição Coletiva.

POF 4 - Questionário de Despesa Individual - neste questionário foram registradas as despesas com bens e serviços, em geral de utilização pessoal, ou seja, aquelas não constantes do POF 2 e do POF 3, tais como: vestuário, produtos farmacêuticos, alimentação fora do domicílio, veículos, transportes, viagens esporádicas, vestuário, comunicação, etc.

Na POF 2008-2009, este instrumento de coleta passou a ser chamado de Questionário de Aquisição Individual.

POF 5 - Questionário de Recebimento Individual - neste questionário foram registradas as informações sobre características do trabalho, assim como os rendimentos e outros recebimentos provenientes: do trabalho remunerado ou não-remunerado (ocupação, atividade principal, seja como empregado, empregador, conta própria, empregado temporário, trabalhador voluntário, trabalhador na produção, etc.), e ainda as suas deduções e encargos que incidem sobre os mesmos; de transferências (aposentadoria, pensão, etc.); de aluguel, uso ou exploração de bens imóveis e móveis; e, de outros recebimentos, receitas e empréstimos obtidos, bem como as principais deduções e encargos que incidem sobre os mesmos.

Além dos rendimentos acima descritos, buscou-se captar informações referentes à movimentação do ativo financeiro, através dos registros para cada pessoa dos depósitos ou aquisições e retiradas ou resgates (poupança, fundo de aplicação, ações e outros).

Na POF 2008-2009, este instrumento passou a ser denominado Questionário de Trabalho e Rendimento Individual.

POF 6 - Avaliação das Condições de Vida - neste questionário foram registradas informações de caráter subjetivo, que expressaram a opinião do informante em relação as suas condições de vida tais como: renda familiar mensal, quantidade de alimentação consumida, tipo de alimentação consumida, condições de moradia, e algumas despesa com o domicílio. Este questionário foi respondido pela pessoa responsável pela administração da unidade de consumo, no último dia da entrevista no domicílio.

Este tema foi incluído na POF 2002-2003.

POF 7 - Bloco de Consumo Alimentar Pessoal - neste questionário foram registrados pelos informantes, durante dois dias não consecutivos, todos os alimentos e bebidas consumidos efetivamente pelos informantes, com detalhamento da hora, descrição do produto, quantidade consumida informada através de medidas caseiras e ainda se foi consumida no domicílio ou fora do domicílio.

Este tema foi incluído como uma primeira experiência na POF 2008-2009.

Época da Coleta:

Para propiciar a estimação de orçamentos familiares que contemplem as alterações a que estão sujeitos ao longo do ano, as despesas e os rendimentos, definiu-se o tempo de duração da pesquisa em doze meses, compreendendo o período de julho de 2002 a junho de 2003.

A POF 2008-2009 teve duração também de 12 meses e foi realizada de maio de 2008 a maio de 2009.

Tempo Previsto entre o Início da Coleta e a Liberação dos Dados:

18 meses.

Nível de Divulgação:

Para áreas urbanas, os resultados foram produzidos nos níveis Nacional, Grandes Regiões, Unidades da Federação, nove Regiões Metropolitanas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre) e todas as capitais das Unidades da Federação.
Para áreas rurais, os resultados foram produzidos nos níveis Nacional e Grandes Regiões.

Formas de Disseminação:

Os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares estão disponibilizados em publicação impressa com CD-ROM, em CD-ROM com microdados; no Portal do IBGE na internet: publicação, SIDRA - Sistema de Recuperação Automática de Dados, BME - Banco Multidimensional de Estatísticas e Banco de Metadados Estatísticos.

Lacunas Identificadas pela Instituição Produtora

Lacunas geográficas: Não há.

Lacunas temáticas: Não há.

Lacunas temporais: Periodicidade mais curta para informações sobre consumo é desejável para as seguintes aplicações: índices de preços, contas nacionais e estudos sobre condições de vida e pobreza. Esquema de POFs contínuas no âmbito do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares – SIPD vai suprir esse ponto.


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística