Ação em parceria dos órgãos de alcance nacional produtores de registros administrativos, pesquisas sociais e censos. Tem por objetivo o fortalecimento e aprimoramento das informações estatísticas oficiais.

O Comitê de Estatísticas Sociais - objetivos e composição

O Comitê de Estatísticas Sociais, criado através da Portaria Interministerial nº 424, de 6 de dezembro de 2007, foi inicialmente concebido para ser um fórum de avaliação e discussão de demandas para compor o Sistema de Estatísticas Sociais do País.

No evento de instalação do Comitê, realizado em dezembro de 2008, as instituições então participantes definiram ajustes importantes nos objetivos propostos. Ao propósito de diagnóstico e definição de demandas por estatísticas sociais, agregou-se o necessário esforço para instituir a cooperação dos órgãos produtores, indispensável para o fortalecimento e aprimoramento das informações estatísticas sociais oficiais, visando ampliar o uso, a variedade e qualidade das informações.

Assim, são metas principais:

  • Construir documentação padronizada das diversas bases de dados quer sejam registros administrativos, pesquisas sociais, censos, entre outros tipos de fontes de informação;
  • Identificar potencialidades e lacunas das principais bases de dados do País com vistas à obtenção da visão sistêmica do que cabe avançar na produção e consistência das informações de natureza social;
  • Avançar em direção à análise integrada dessas diversas bases.

clique aqui para baixar o folder do Comitê de Estatísticas Sociais.


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística