Ação em parceria dos órgãos de alcance nacional produtores de registros administrativos, pesquisas sociais e censos. Tem por objetivo o fortalecimento e aprimoramento das informações estatísticas oficiais.

Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública – Pesquisa Perfil

Processo: Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública
Sigla: Pesquisa Perfil
Instituição Responsável: Ministério da Justiça/SENASP
Tema: Segurança e Direitos Humanos
Tipo do Processo: Pesquisa
Situação do Processo: Ativo
Periodicidade: Anual
Início: 2004
Ocorrência(s): -
Unidade(s) de Investigação: Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares
Unidade(s) de Análise: Instituições: Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares
Técnica de Investigação: Censitária

Histórico:
A Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública coleta anualmente informações sobre a estrutura e o funcionamento de instituições que compõem o sistema de segurança pública das Unidades da Federação, quais sejam as Polícias Militares, as Polícias Civis e os Corpos de Bombeiros Militares. Em 2004 iniciou-se a aplicação da Pesquisa Perfil, com objetivo de coletar informações sobre o perfil organizacional das instituições de segurança pública, sobretudo no nível estadual. A série 2004-2011manteve-se para as Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, mas, além dos relatórios referentes a essas instituições, existem também relatórios sobre o perfil das seguintes instituições: Academias de Polícia Civil (2005-2007); Academias de Polícia Militar e Corpos de Bombeiros Militares (2005-2007); Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (2005-2007); Delegacias Especiais de Proteção à Criança e ao Adolescente (2004-2007); Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (2003-2007); Instituto de Medicina Legal (2006-2007).

Objetivo:

Por meio da pesquisa, a SENASP objetiva construir bases nacionais de dados que permitam identificar o perfil organizacional das instituições de segurança pública, coletando e sistematizando informações sobre suas estruturas, recursos humanos e materiais, orçamento, ações de prevenção e atividades de capacitação e valorização profissional. A pesquisa representa o esforço da SENASP em produzir informações em âmbito nacional que viabilizem a elaboração de diagnósticos organizacionais que, por sua vez, venham subsidiar a elaboração das políticas públicas no campo da segurança, tanto na esfera do governo federal, como na esfera dos governos estaduais.

População Alvo:
Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

Abrangência Geográfica:
Brasil.

Metodologia:
Aplicação de questionário em PDF, com campos fechados (via e-mail) às instituições. Após o preenchimento e recebimento, a SENASP extrai os dados diretamente para o SPSS e apresenta os resultados em relatórios.

Principais Variáveis:
Estrutura organizacional, orçamento, gestão da informação, recursos materiais, recursos humanos, capacitação e valorização profissional e ações de prevenção.

Documentação Operacional:

Questionários estruturados (em PDF).

Época da Coleta:
Maio a Julho.

Tempo Previsto entre o Início da Coleta e a Liberação dos Dados:
Um ano.

Nível de Divulgação:
Por Unidade da Federação.

Formas de Disseminação:
Publicação impressa e via internet (site do Ministério da Justiça).


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística