Ação em parceria dos órgãos de alcance nacional produtores de registros administrativos, pesquisas sociais e censos. Tem por objetivo o fortalecimento e aprimoramento das informações estatísticas oficiais.


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Operação Estatística: Pesquisa de Informações Básicas Estaduais
Sigla: ESTADIC2014
Instituições Responsáveis: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Diretoria de Pesquisas - Coordenação de População e Indicadores Sociais - Investigador Primário;Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Diretoria de Pesquisas - Produtor de Metadados;Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Diretoria de Pesquisas - Coordenação de População e Indicadores Sociais - Responsável pela Coleta de Dados
Categoria da Divulgação: Estrutural
Tipo da Operação Estatística: Pesquisa de gestão pública
Situação da Operação Estatística: Corrente
Periodicidade da Coleta: Anual
Início da Operação Estatística: 2012
Ocorrência(s): 2012 - 2014
Unidade(s) de Investigação: Unidade da Federação
Unidade(s) de Análise: Unidade da Federação
Técnica de Coleta: PAPI - Entrevista pessoal com questionário em papel
Tipo dos Dados: Dados de Censo

Temas e Subtemas:

Estatísticas multidomínio, Administração pública e participação político-social, Educação, Meio Ambiente, Estrutura e gestão da administração pública (Administração pública e participação político-social), Cultura, recreação e esporte (Estatísticas multidomínio), Saúde, Proteção social, Justiça e segurança

Histórico:

Pela primeira vez será realizada no ano de 2012 a Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC - que permitirá conhecer melhor as atividades e a infraestrutura da gestão estadual.

Acompanhando a trajetória da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC e na esteira do merecido reconhecimento e importância por ela alcançados, esta publicação traz a público os resultados da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais - ESTADIC, realizada, pela primeira vez, em 2012, com o propósito de suprir a lacuna de estudos que focalizam as esferas estaduais, notadamente no que diz respeito às suas administrações, e oferecer elementos para análises sobre como são governadas as Unidades da Federação e como são definidas e implementadas suas políticas públicas. Para tal, foram aplicados dois instrumentos de investigação: um Questionário Básico e um Suplemento de Assistência Social, este fruto de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Objetivo:

Levantar informações que permitam produzir um quadro geral sobre as administrações estaduais, com a construção de um amplo perfil dos estados brasileiros, no que se refere às suas administrações públicas para auxiliar os gestores no planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

População Alvo:

A população alvo da pesquisa é constituída pelo conjunto dos governos estaduais.

Abrangência Geográfica:

Unidade da Federação

Metodologia:

A unidade de investigação da ESTADIC é o estado, sendo informante principal o governo estadual através dos diversos setores que a compõe; as instituições ligadas a outros poderes públicos constituem-se em unidades secundárias de informação. Assim, as informações coletadas em cada estado são resultado de entrevistas aos gestores, posicionados nos diversos setores e/ou instituições investigados, que detêm informações sobre os órgãos públicos e demais equipamentos estaduais.
A coleta dos dados é realizada após treinamento centralizado, onde se fazem presentes supervisores regionais de todas as Unidades Estaduais.
Para possibilitar o preenchimento dos questionários pelos diversos setores das prefeituras, cada instrumento de coleta contém, dispostos junto aos quesitos relativos, as explicações dos termos e conceitos utilizados.
Um importante aspecto a ser destacado quanto à metodologia interna do questionário refere-se ao formato de determinação do informante do governo estadual. Com o firme propósito de qualificá-lo, pessoal e profissionalmente, bem como ampliar seu comprometimento com a qualidade das respostas fornecidas, procede-se à sua identificação em cada um dos blocos temáticos específicos.
A entrada de dados, apuração e consolidação das informações é de responsabilidade da Coordenação de População e Indicadores Sociais, elaborado por técnicos da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais. A crítica de consistência dos dados coletados é feita em cada unidade estadual.

Principais Variáveis:

- Informações cadastrais do governo estadual
- Perfil do governador
- Pessoal ocupado na administração direta e indireta por vínculo empregatício
- Conselhos e fundos estaduais
- Estrutura organizacional da política de direitos humanos
- Estrutura organizacional da gestão da política de gênero
- Estrutura organizacional da política de segurança alimentar e nutricional
- Estrutura organizacional da política de assistência social
- Estrutura organizacional da política de saúde
- Estrutura organizacional da política de meio ambiente
- Inclusão produtiva
- Informações sobre a política de assistência social

Nível de Divulgação:

Estados, Grandes regiões e Brasil.

Formas de Disseminação:

Publicação Digital (on line)


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