Ação em parceria dos órgãos de alcance nacional produtores de registros administrativos, pesquisas sociais e censos. Tem por objetivo o fortalecimento e aprimoramento das informações estatísticas oficiais.

Capes – Metadados do Sistema Nacional de Pós1

Processo: Financiamento da pós-graduação mediante a concessão de bolsa de estudo e apoio financeiro de custeio e de capital aos cursos de pós-graduação.

Sigla: -

Instituição Responsável: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES
(Ministério da Educação)

Tema: -

Tipo do Processo: Cadastro, Classificação e Registro Administrativo

Situação do Processo: Ativo

Periodicidade: Atividades contínuas

Início: Concessão de bolsas – 1952

Fomento aos cursos de pós-graduação – 1965

Portal de Periódicos – 2000

Cadastro de discentes 2004
Geocapes – 2008

Ocorrência(s): -

Unidade(s) de Investigação: Cursos e bolsistas atendidos e projetos apoiados

Unidade(s) de Análise: -

Técnica de Investigação: Censitária em relação aos alunos matriculados

Histórico:

A CAPES foi fundada em 1951, dando início às suas atividades de financiamento da qualificação de pessoal de alto nível, por meio da concessão de bolsas de estudos no país e no exterior e pelo fomento à infra-estrutura das instituições de ensino superior.

No início, essas atividades eram esparsas e diversificadas. Com a grande demanda social por maior oportunidade de acesso ao ensino superior nos anos 60, houve um incremento das ações voltadas para o reforço dos quadros de docentes para as universidades brasileiras.

A concessão de bolsas de estudo e o apoio financeiro foram os principais instrumentos para a a transformação e consolidação do ensino superior brasileiro naquela época. Em 1980, a política governamental voltada para o desenvolvimento da ciência e tecnologia contribuiu sobremaneira para a consolidação dos cursos de pós-graduação das universidades e centros de pesquisas, institucionalizando as ações voltadas para a formação de pessoal em nível pós-graduado para o ensino superior e a pesquisa técnico-científica.

A partir de 2004, as informações sobre os alunos de pós-graduação, os bolsistas atendidos e os dados relativos aos investimentos realizados nos estados da federação e suas instituições de ensino superior, passaram a ser tratadas de forma sistematizadas.

Objetivo:

A concessão de bolsas de estudos e o fomento objetivam dar suporte às condições necessárias para o treinamento de alto nível dos profissionais necessários ao desenvolvimento do país, apoiar a melhoria das condições de infra-estrutura das instituições de ensino superior e de pesquisa, dos laboratórios, das bibliotecas, bem como estimular o desenvolvimento das áreas do conhecimento, em nível de pós-graduação, consideradas prioritárias pelo governo.

População Alvo:

-

Abrangência Geográfica:

Todo o território nacional.

Metodologia:

Sistematização de dados sobre as características dos alunos de pós-graduação e dos bolsistas (no país e no exterior), bem como sobre as ações relativas aos investimentos financeiros feitos pela CAPES nas instituições de ensino superior, por meio dos seguintes sistemas informatizados:

  • Cadastro de Discentes;
  • GeoCAPES;
  • Portal de Periódicos

Principais Variáveis:

  • Número de Programas de Pós-Graduação;
  • Alunos matriculados;
  • Bolsistas atendidos
  • Bolsas concedidas;
  • Projetos apoiados;
  • Acessos realizados (Portal de Periódicos);
  • Publicações indexadas;

Documentação Operacional:

-

Época da Coleta:

Fluxo contínuo.

Tempo Previsto entre o Início da Coleta e a Liberação dos Dados:

No início de cada ano.

Nível de Divulgação:

Chamadas públicas em âmbito nacional e divulgação junto à comunidade;

Formas de Disseminação:

-


© 2017 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística